Profissão de corretor de imóveis é reconhecida em Cuba

O surgimento da profissão de corretor de imóveis aconteceu no século XX, devido ao desenvolvimento e crescimento das cidades. A comercialização por intermédio dos anúncios em jornais se tornou constante e passou a ser uma forma de vida, uma profissão.

Com um século de atraso, o governo cubano reconheceu a profissão. A atividade se expandiu no país após 2011, quando o governo eliminou burocracias para a compra e venda de imóveis de forma independente. Porém, até outubro de 2013, Proser corretor em Cuba era ilegal. Até então, ganhar dinheiro intermediando compra e venda não estava de acordo com as heranças ideológicas revolucionárias.

Mas o que levou a família Castro mudar de ideia? Devido aos históricos embargos econômicos, que impede a evolução financeira do país, trabalhar informalmente é saída para muitos cubanos. Sendo assim, o governo está incentivando o empreendedorismo.

Além de corretor de imóveis, profissões como serralheiro, bombeiro hidráulico, ferreiro e mais 181 atividades autônomas foram permitidas pelo governo do presidente Raúl Castro desde 2010. Há três anos, o número de trabalhadores autônomos em Cuba não passava de 150 mil. Hoje, são mais de 436 mil.

Vale lembrar que o governo fiscaliza esses trabalhadores com o objetivo de combater a especulação. Em algumas atividades, os comerciantes compram produtos de empresas governamentais para revender acima do preço à população.

Para o presidente, incentivar e fiscalizar os trabalhadores autônomos deve proporcionar uma eficiência econômica na ilha sem abrir mão da ideologia comunista que a rege.

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em Ponta Grossa | imóveisPontaGrossa.com, presente em mais de 240 cidades do Brasil.

Créditos da imagem: free digital photos.

About Portais Imobiliarios