Seja um Guardiola do setor imobiliário

man-290186_640

O espanhol Josep (Pep) Guardiola é o atual técnico do Bayern de Munique, da Alemanha, uma das melhores equipes do futebol mundial nos últimos anos. Guardiola é considerado o melhor treinador do mundo, ganhou esse status entre 2008 e 2012, quando comandou o também poderoso Barcelona, da Espanha. Mas o que isso tem a ver com o mercado de imóveis, pergunta-se o leitor curioso. Pep tem inúmeras virtudes necessárias para o sucesso de um corretor, a seguir, algumas delas para você aprender com esse extraordinário profissional.

Pep é sinônimo de inovação. Antes de cada jogo ele cumpre o mesmo rito: analisa a última partida da sua equipe e analisa as últimas partidas do próximo adversário, compara suas conclusões com a de seus assessores e, por fim, define um plano de jogo. Dependendo da ocasião, o Bayern de Munique pode entrar em campo com diversas formações e jogadores diferentes. O adversário nunca sabe o que vai encontrar pela frente. A cada jogo Pep traz uma novidade, treinada intensamente durante a semana para superar seus concorrentes.

Pep é trabalhador. Quando os principais jogadores do time vão para as seleções, o técnico não hesita em treinar apenas com os jovens das categorias de base. O profissional precisa ser eficaz mesmo quando não possui as melhores ferramentas do mercado. Em vez de buscar desculpas, é melhor se adaptar ao momento e trabalhar para superar as dificuldades.

Pep assume responsabilidades. Em 2012, o Barcelona jogou com o Chelsea, da Inglaterra, pela semifinal da Liga dos Campeões da Europa (o principal campeonato de clubes do mundo). Mesmo com um jogador a mais, devido a expulsão de um zagueiro do Chelsea, o Barcelona de Guardiola foi eliminado com um empate em 2×2. O treinador poderia culpa Lionel Messi, que perdeu um pênalti durante a partida, mas culpou a si próprio: “eu errei, coloquei muitos atacantes no time, teríamos vencido se eu tivesse preenchido o meio de campo e não o ataque”, comentou.

Pep é um grande líder. Guardiola acredita na conversa individualizada com cada jogador, ao invés de expor o grupo todo a longos discursos. Ter o respeito e lidar com o ego dos melhores jogadores do mundo, que recebem milhões de euros por ano, deve ser algo complexo.

Por fim, Pep ama o que faz. O perfeccionismo depende da paixão pela profissão. Guardiola, antes de tudo, ama futebol. Foi jogador profissional durante vários anos e não consegue se distanciar dos gramados. Com certeza, se o corretor de imóveis tiver um pouco das virtudes do treinador, seu sucesso será inevitável.

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de Imóveis em Rio Grande – www.imoveisriogrande.com presente em mais de 260 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: pixabay.com 

About Portais Imobiliarios