SEO para Mercado Imobiliário – 5 dicas para um site imobiliário aparecer no Google

SEO_Imobiliarias

Cada vez mais confiamos no Google como fonte para buscar e pesquisar informações. No mercado imobiliário isso não é diferente,  o que torna interessante ter seu negócio imobiliário presente no buscador mais acessado do mundo. Entretanto, ao contrário de que muitos pensam, estar posicionado na busca natural do Google pode ser mais simples do que parece, dependendo do nicho de atuação. Com algumas ações básicas aplicadas em seu site imobiliário, suas posições podem melhorar drasticamente dentro do Google

Palavra Chave

Toda a busca na internet começa com uma palavra chave. Entretanto, muitas vezes ignoramos isso e não dedicamos algum tempo para avaliar e estudar quais palavras chaves devemos trabalhar. Uma escolha de palavras chaves bem feita,  fará uma grande diferença na quantidade e qualidade dos visitantes do site.
Um estudo de palavras chaves (ou expressão chaves) irá mostrar como seu consumidor está se comportando dentro do mundo online, bem como mostrar sua necessidades e desejos.
Uma boa dica é a combinação de várias palavras como por exemplo “apartamento para alugar [nome de sua cidade ou bairro]” ou ainda “imobiliarias da cidade de[nome de sua cidade] Uma ferramenta bastante eficaz para um estudo inicial de palavras chaves é fornecida pelo próprio Google: Google AdWords: ferramenta de Palavras Chaves. Essa ferramenta é utilizada para fornecer insights e informações para campanhas de Links Patrocinados(AdWords), mas pode ser aproveitada para estudo e levantamento de buscas no mercado de imóveis em sua cidade.

Meta Tags

No cabeçalho do código de cada página do site  podem ser inseridas diversas instruções e informações chamadas metatags. Existem diversas metatags com os mais variados objetivos, que vão desde sobre quais as palavras-chave  se referem o site,  até qual o  idioma desse site. Para efeitos de visualização nos buscadores é interessante usar as metatags <title> (titulo) e <description>(descrição).

Titulo(Title)

O título de uma página é um dos fatores mais importantes para os mecanismos de busca determinarem o conteúdo de uma página.

  • Coloque  informações como tipo de imóvel,  bairro e modalidade de transação(aluguel ou venda).
  • Tenha  o titulo de sua página com menos de 70 caracteres;
  • Cada titulo de página deve ser único;
  • As palavras chaves principais devem aparecer no início do titulo;
  • O titulo deve mostrar  para o usuário exatamente qual conteúdo irá encontrar na página.  Ex: “Sobrado de 220m2 para alugar no Affonso Pena”

Descrição(Description)

A descrição de uma página juntamente com o titulo, fornecem ao usuário e aos buscadores informações do conteúdo de uma página. A descrição deve ser o resumo do conteúdo que existe nela.

  • Não tenha mais de 150 caracteres na descrição da página
  • Cada descrição de página deve ser único;
  • Assim como no titulo as palavras chaves devem constar na descrição da página.
  • A descrição deve incentivar o usuário a conversão. Ex: Sobrado para Venda em excelente condições localizado no bairro Affonso Pena, próximo ao Aeroporto. Marque sua visita e não perca essa oportunidade.

Conteúdo

Conteúdo relevante é um dos pilares do SEO(Otimização de sites para buscadores). Com um conteúdo diversificado e qualidade, mais facilmente seu site será encontrado.

  • Crie um blog falando dos bairros onde estão localizados seus imóveis. Fale, por exemplo,  sobre o comércio local, lazer, supermercados, linhas de ônibus, pontos turísticos e etc,
  • Evite ter conteúdo e titulo duplicados.
  • Distribua suas palavras chaves dentro do texto  de forma natural. Cuidado com a repetição demasiada de palavras e distribuição sem lógica.
  • Crie uma estrutura de títulos,  subtítulos  e tópicos no texto usando as tags <h1>,<h2> e etc.

Ex:

Dicas de pintura para seu imóvel

Tipo de acabamento

Fosco

Acetinado

Escolhendo o pincel

Rolo

Pincel para acabamento

URL

O google e outros mecanismos de buscas usam o texto existente na url como indicativo do conteúdo da página. Portanto, inserir suas palavras chaves na url da página é essencial para que os mecanismos de busca entenda que determinada página é relevante para determinada busca.

  • Evite url´s com muitos parâmetros tipo: www.minhaimobiliaria.com/aluguel.php?opton=1254&tipo=sobrado&click=110&cidade=manaus&bairro=54
  • As url´s devem ser também um descritivo da página, onde somente ao olhar já consiga saber do que se trata o conteúdo da página
  • Estruture suas url´s em categorias e subcategorias. Ex:www.minhaimobiliaria.com/aluguel/sobrado/manaus/cachoeirinha
  • Não deixe as páginas com nome genéricos. Ex: www.minhaimobiliaria.com/pagina01.htm

Relacionamento

Relacionar-se sempre foi essencial para o desenvolvimento da comunicação  humana e a comunicação feita de forma correta é um dos pilares para um bom trabalho de divulgação. Na internet isso não é diferente e  acontece de forma extremamente rápida sendo potencializado pelas midias sociais.

  • Redes Sociais – Explore o potencial  de redes como Facebook, Orkut e Google+, divulgando seu conteúdo e gerando contatos. Faça uma busca por palavras relacionadas a corretores e imóveis em sua cidade;
  • Comentários – Faça comentários relevantes e que agreguem conteúdo em sites e blogs relacionados ao mercado imobiliário;
  • Cadastro no Google Places – Isso irá ajudar o site a ser visualizado nos resultados de pesquisas do Google maps;
  • Fazer contato com outros sites ou blogs que possuem afinidades com o mercado imobiliário em sua cidade como por exemplo: construtoras, decoração, reparo, pintura e etc;

Conclusão

A internet possui um grande potencial de geração de negócios. Usando estratégias e técnicas de marketing  como um bom posicionamento no Google,  pode ser o diferencial para o sucesso de uma imobiliária na web.

Aplicando essas dicas básicas no site de sua imobiliária, sua visibilidade perante os mecanismos de busca irá aumentar, gerando mais contatos e consequentemente mais negócios. Para nichos ou palavra chaves mais concorridos, a recomendação é a contratação de mão de obra qualificada e especializada, como o especialista em otimização para o mercado imobiliário, Marcel Sampaio que fará a otimização de seu site  de forma contínua.

E você, como está usando a internet para alavancar negócios? deixe seu comentário e participe com suas idéias e opiniões.

Gostou de nossas dicas? Compartilhe …

2 Responses to SEO para Mercado Imobiliário – 5 dicas para um site imobiliário aparecer no Google

  1. Dicas valiosíssimas amigo, já sabia de algumas coisas, mas tem outras que nem tinha idéia de sua importância, como no caso do conteúdo, falar sobre os bairros próximos, lazer etc. Vou trabalhar mais essa parte no blog!
    Abraço

  2. admin disse:

    Olá Gabriel

    Sem dúvida a aplicação dessas dicas trarão resultados positivos para seu site/blog…lembrando que o trabalho de SEO é a longo prazo e constante, mas o esforço trará sua recompensa. Grande abraço e sucesso em seus negócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>