Ser ou não ser um líder

Liderar indica poder e atrair qualquer pessoa. No mundo corporativo, muitos associam liderança a um salário maior, à autonomia e à capacidade de dar ordens. No entanto, comandar uma equipe é um desafio que exige conhecimento e postura. Nenhum líder nasce pronto; são pessoas preparadas ao longo dos anos para assumir tal função.

Em uma imobiliária, o líder precisa fazer o elo entre os proprietários da empresa com os demais corretores de imóveis. Esse elo acontece nas duas vias. O líder precisa repassar aos corretores os desejos da chefia e também manter os empresários informados sobre os anseios dos funcionários. Sendo assim, o líder precisa da confiança de todos os escalões da empresa.

Obviamente, o líder precisa entender os objetivos empresariais e tentar realizar as funções de acordo com isso. Esse profissional não é aquele que tenta desempenhar uma atividade sozinho, mas sim aquele que desperta o interesse de outros profissionais para contribuir e fazer um trabalho ainda melhor.

Quem desempenha um papel de liderança tem a árdua missão de colocar o interesse coletivo na frente do pessoal. Dar o exemplo é o único método de ganhar o respeito dos demais corretores para, posteriormente, poder cobrá-los quando os resultados não aparecerem. Cobrar é uma das missões de um líder, porém, elogiar também é importante.

Um bom líder planeja, executa as atividades e acompanha os demais corretores, ou seja, coloca a mão na massa. Ninguém consegue liderar uma equipe quando não sabe fazer o trabalho necessário. Trabalhar é a única forma de inspirar os outros profissionais. É assim que o líder ganhará confiança para colocar suas determinações em prática.

Liderar também implica gerar conflitos. O profissional deve lidar com o erro alheio com naturalidade e respeito. É preciso saber contornar as adversidades para manter o grupo unido e não perder o foco. Um líder sempre acredita na sua equipe e no seu trabalho mesmo que, inicialmente, os resultados não estejam satisfatórios.

Sim, trata-se de uma missão complexa. Se você, corretor de imóveis, estiver com confiança para assumir tal cargo, reflita um pouco sobre sua postura e tente melhorar a cada dia. Pense em todas as características psicológicas que serão necessárias e tente evoluí-las. Além da capacidade de liderar, você precisará continuar treinando para ser um corretor de imóveis ainda melhor. O trabalho será dobrado, mas só você poderá definir se isso realmente vale a pena. Boa sorte!

William Cruz – Colunista do  PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em Belo Horizonte| guiaimoveisbrasilia.com, presente em mais de 250 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: free digitaphotos.

About Portais Imobiliarios