Um bom corretor de imóveis não omite fatos

Simplesmente a verdade. Esse deve ser o lema que rege a carreira de todo corretor de imóveis. Não omita fatos, conte tudo ao cliente. Se alguma informação tiver o poder de atrapalhar a negociação, não tenha medo, esclareça tudo e evidencie outras vantagens. Em uma negociação, nunca todos os detalhes serão benéficos para todos os lados. Trata-se de abrir mão de algumas questões para ter vantagens maiores. É preciso deixar o comprador ciente disso.

Corretor, obra sempre pode atrasar. Comunique ao comprador que o imóvel tem a previsão de ficar pronto em determinado tempo, porém, atrasos de dois ou três meses são naturais e inevitáveis. Para ganhar a confiança do cliente, pesquise no Procon informações sobre a construtora. Se a pesquisa for positiva, servirá como uma demonstração de que tudo dará certo. Lembrando que se a obra demorar mais de 180 dias, a construtora deve devolver 2% do valor pago até então e mais 0,5% ao mês.

O pagamento das chaves é outro ponto conflitante. Corretor, informe ao cliente que o pagamento da chaves não significa, necessariamente, recebê-las. Se a obra atrasar, por exemplo, informe ao comprador que ele deverá pagar pelas chaves no prazo mencionado contratualmente.

A respeito das parcelas, tome muito cuidado corretor. Esclareça aos compradores todas as questões envolvidas. As prestações e o saldo devedor são corrigidos mensalmente. Explique a porcentagem de forma clara e exemplifique para que o corretor tenha uma noção real do quanto estará pagando até a última parcela.

Sobre áreas de lazer e garagem, o corretor também tem a obrigação de informar todos os detalhes. Qualquer restrição nessas questões deve ser informada. Informe o cliente onde o seu veículo ficará estacionado, em muitos casos, a vaga comporta apenas carros pequenos, ou até mesmo, precisará ser compartilhada com outro morador.

Por fim, não omita qualquer informação referente ao entorno do imóvel. Barulho, vizinhos, segurança, trânsito, eventos. Tudo deve ser informado anteriormente. Um corretor que informa corretamente o cliente ganha a confiança do mesmo. Mesmo que a venda não aconteça hoje, amanhã o comprador irá se interessar por outro imóvel e lhe procurará, afinal, o profissional mostrou-se confiável.

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em Ponta Grossa | imóveisPontaGrossa.com, presente em mais de 240 cidades do Brasil.

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