Corretor de imóveis precisa entender a diferença entre eficiência e eficácia

Eficácia e eficiência não são termos sinônimos. Existe uma confusão popular sobre os conceitos das duas palavras e entender as diferenças pode melhorar as ações do corretor de imóveis no mercado imobiliário.

Para entender a diferença entre eficácia e eficiência vamos ao seguinte exemplo: Imagine um escritório com uma goteira. Em todos os dias de chuva, o funcionário A rapidamente pega uns panos, um rodo e um balde e retira a água da chuva. O funcionário A é um profissional eficiente e faz certo as coisas.

Já o funcionário B teve outra ideia. Depois de observar toda a sala, percebeu que a origem dos problemas estava no banheiro, de onde vinha toda a água. Já no banheiro, percebeu que um registro estava aberto indevidamente. Depois de desligá-lo, nunca mais houve vazamento no escritório. O funcionário B é um profissional eficaz, pois ele pensa antes de executar e faz as coisas certas.

De modo mais direto, o profissional A é um “enxugador de gelo”, operário útil, porém, pouco criativo e pensante. Já o profissional B tem mais chances de sucesso, pois administra melhor os problemas do dia a dia.

A forma mais eficaz de atuar no mercado de imóveis

Sendo assim, corretor de imóveis, avalie com sinceridade seus métodos de trabalho. Você está sendo eficiente ou eficaz? Entregar panfletos, por exemplo, pode ser uma ação eficiente. No entanto, essa forma de divulgação perde em eficácia para um anúncio no portal icuritiba.com.

Mais de 90% das pessoas que recebem um panfleto não estão interessadas no conteúdo impresso. Já o portal icuritiba.com é certeiro, pois com menos esforço, atinge realmente quem deseja comprar um apartamento em Curitiba. Corretor, pense antes de agir e boas vendas!

About Giovana