Inadimplência no setor imobiliário diminui

shutterstock_158232578O calote em financiamentos imobiliários recuou para 1,7% no mês de junho. Entre janeiro e maio, o percentual ficou em 2,1%, ou seja, queda de 0,4%. É considerado calote as dívidas em atraso há mais de 90 dias. As informações são do Banco Central, publicadas no Jornal Folha de São Paulo.

Os pagamentos atrasados, com menos de 90 dias, também diminuíram. Em outubro de 2015 representavam 9,25%, hoje somam 8,76%. A melhoria dos números da inadimplência imobiliária deve-se a dois fatores principais: a maior disposição dos bancos em renegociar prestações atrasadas e ao aumento dos imóveis retomados pelas instituições bancárias por falta de pagamento.

No Banco Santander, por exemplo, as renegociações cresceram 50% até junho, na comparação com o mesmo período de 2015. Na Caixa Econômica Federal (CEF), o aumento foi de 3% nos 12 últimos meses. Itaú Unibanco, Banco do Brasil e Bradesco não pronunciaram sobre o assunto. As informações são do Jornal Folha de São Paulo e, segundo a reportagem, os bancos não abordam o tema para não estimular as renegociações.

A respeito dos imóveis retomados, o número de imóveis levados a leilão pela CEF cresceu 53,8% no ano passado, em relação a 2014. A ameaça evidente de perder o bem faz com que muitos devedores busquem soluções mais rápidas para realizar o pagamento.

Corretor de imóveis, a queda da inadimplência é mais um fator positivo para a retomada do mercado imobiliário. Desta forma, os bancos liberam mais crédito, os juros diminuem e mais pessoas compram imóveis com você. É um efeito cascata benéfico para todos. Portanto, o momento de vender muitos imóveis chegou, boa sorte!

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliarios.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de Imóveis em São José dos Pinhais www.imoveissaojose.com presente em mais de 260 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: shutterstock.com

About Portais Imobiliarios