A suposta bolha murchou?

A teoria da “bolha imobiliária” começa a ser refutada na prática. Até mesmo os analistas mais pessimistas já modificaram o discurso e, atualmente, acreditam que a bolha está desinflando, sem estourar. Os principais motivos são: acomodação do mercado – devido ao excesso de entrega de imóveis; estabilização dos preços e o afastamento dos investidores especulativos.

Atualmente a taxa Selic está mais alta do que nos últimos anos e, por isso, alguns investimentos estão com retornos melhores do que o mercado imobiliário. Por esse motivo, os investidores de curto prazo se distanciam do setor. Inicialmente, isso não parece positivo para os corretores de imóveis. No entanto, a demanda habitacional existente e o crédito cada vez mais amplo asseguram a continuação das vendas.

Apesar da economia brasileira não estar em um bom momento, o índice de emprego continua próximo da taxa mínima histórica. Isso é o que mais importa para o mercado imobiliário, pois emprego gera confiança, confiança gera crédito e crédito resulta em negociação de imóveis.

BOLHA

O termo “bolha” ficou popular entre 2007-2008 com a crise nos Estados Unidos. Essa teoria ganha força quando os preços dos imóveis sobem muito acima da inflação. A especulação e o crédito imobiliário desmedido são os motivos principais para o estouro da bolha.

Se para um grupo de analistas a bolha está murchando, para outro ela sequer existiu. No Brasil, o crédito imobiliário representou, em 2013, 7,5% do PIB (Produto Interno Bruto). Nos EUA, antes da crise, o crédito superava 80% da riqueza do país. Aqui, os bancos financiam em média 65% do valor do imóvel. Nos Estados Unidos, o percentual atingiu 110% no auge da bolha. O comprador ganhava presentes para fechar o negócio. Os bancos estadunidenses acreditavam na eterna valorização dos imóveis, fato inexistente no Brasil.

William Cruz – Colunista do  PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em Olinda | imoveisolinda.com, presente em mais de 250 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: free digitaphotos.

About Portais Imobiliarios