Balanço do crédito imobiliário nos últimos anos

Em 2017, os recursos disponíveis na caderneta de poupança para a aquisição de imóveis totalizaram R$83 bilhões. O valor destinado no ano passado representa quase a metade do crédito imobiliário em 2014, quando R$ 168 bilhões foram destinados ao setor.

Os dados são do Banco Central e referem-se a valores reais – considerando a inflação de cada período. Os números do ano passado representam a terceira queda consecutiva do crédito para o financiamento de imóveis.

O principal motivo para a queda do crédito no setor imobiliário encontra-se na Caixa Econômica Federal. O banco representa 70% dos financiamentos imobiliários, porém, está sem capital para voltar ao ritmo pré-crise. A Caixa está com dificuldades para cumprir regras internacionais de proteção, por isso houve uma redução dos financiamentos e um aumento dos juros.

O desemprego – ainda na faixa de 12% – também é um dos motivos para a redução no crédito. Nos últimos anos, a queda nos financiamentos acompanhou a alta do 20 desemprego, de 6% para mais de 13% em 2017. Até quem se manteve empregado está sem confiança para fazer uma dívida de longo prazo.

De todo modo, o crédito imobiliário ainda não deu a guinada esperada no pós-crise e esse é o fator responsável por segurar as estatísticas relacionadas ao setor de imóveis. No entanto, a tendência para 2018 é que os bancos, em especial a Caixa Econômica, voltem a liberar o crédito imobiliário em volume semelhante ao de anos anteriores.

Vantagens para quem comprar um imóvel em Curitiba hoje

Apesar das dificuldades, quem comprar uma casa em Curitiba hoje terá muitas vantagens. Quando o crédito voltar a níveis passados, os imóveis irão se valorizar. Sendo assim, visite o portal icuritiba.com e encontre as melhores ofertas da região metropolitana.

About Giovana