A bolha imobiliária no Brasil, que fim levou?

saleA “bolha imobiliária” surgiu durante a crise de 2008 nos Estados Unidos. Ela acontece quando os preços dos imóveis sobem muito acima da inflação. Isso é devido a especulação e o crédito sem limites. Antes da crise, o crédito superava 80% da riqueza dos Estados Unidos. Com a ilusão de valorização eterna, os bancos financiavam até 110% do valor total do imóvel.

 No Brasil, os imóveis valorizaram mais de 200% entre meados de 2007 e 2013. O principal motivo foi o estímulo ao crédito imobiliário oferecido pelos programas governamentais. Cientes do caso estadunidense, muitos economistas acreditaram na teoria da “bolha brasileira”. Supostamente, para quem acredita nessa versão, a bolha estourou em 2014, quando o mercado imobiliário estagnou, e prosseguiu em 2015, ano passado o setor apresentou desvalorização real de 9,3%.

 No entanto é preciso levar em consideração alguns outros detalhes: no Brasil, em 2013 o crédito imobiliário não ultrapassou 7,5% do PIB. Aqui, nesse mesmo período, os bancos financiavam em média 65% do valor do imóvel. Também vale destacar a demanda histórica por imóveis no Brasil, a maioria das pessoas compraram casas para morar e não para investir.

 Quem faz uma análise do momento atual, também percebe diferenças. O mercado imobiliário foi um dos principais responsáveis pela crise nos Estados Unidos. No Brasil a crise, acima de tudo, é de origem política. E o mais importante, mesmo com todas as dificuldades econômicas do país, a inadimplência brasileira dos financiamentos não atingiu 2%. Ou seja, a população continua honrando seus compromissos no setor.

 Portanto, é possível concluir que o mercado imobiliário brasileiro passa por um momento de ajuste dos preços. Uma adequação natural ao momento econômico atual. Todos esses fatores levam a crer que a bolha imobiliária brasileira nunca tenha existido de fato.

 William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de Imóveis em Porto belo – www.imoveisemportobelo.com presente em mais de 260 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: pixabay.com 

About Portais Imobiliarios