Boom imobiliário em Nova York

Se tem uma cidade onde o mercado imobiliário está em alta é Nova York. Os imóveis valorizaram 8,1% no 2º trimestre. Em bairros como Brooklyn e Queens, por exemplo, às vendas cresceram 50,7% em apenas um ano. Como consequência, os preços dos imóveis no Brooklyn aumentaram 20,6% entre o 2º trimestre de 2016 e o mesmo período de 2017.

As informações são de pesquisa da Douglas Elliman, uma das maiores imobiliárias dos Estados Unidos. Mas como tamanho crescimento foi possível? Em geral, o boom imobiliário em alguns bairros da cidade acontece pelo forte investimento em infraestrutura. Com bairros revitalizados, ocorre uma natural reorganização demográfica. A construção ou reformas em escolas, parques, shoppings, hospitais, transporte e entretenimento tem atraído moradores, investidores, alavancando os preços dos imóveis.

Talvez os estadunidenses tenham aprendido a lição com a crise imobiliária de meados de 2008. Investir em infraestrutura é a melhor forma de fazer o mercado imobiliário progredir. Dar crédito aos compradores ajuda, mas se o crédito não tiver controle, surge a temida “bolha imobiliária”.

Como as informações sobre Nova York são trimestrais, a cidade não entrou no top 5 do Global Property Guide, que considera os resultados dos últimos dozes meses. O top cinco positivo é formado pela Islândia, Hong Kong, Irlanda, Canadá e Romênia. Nessas regiões a valorização varia entre 8,8% e 21,28%. Leia o artigo “Mercado imobiliário brasileiro ganha posições no ranking mundial” para saber mais informações sobre o ranking imobiliário no mundo.

 

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliarios.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de Curitiba –  presente em mais de 270 cidades do Brasil.

Créditos da imagem: http://br.freepik.com

 

About Maria Eduarda