Cliente precisa entender que agora é o momento para comprar um imóvel

shutterstock_158232578Os dados do mercado imobiliário no primeiro semestre de 2016 não são positivos. Segundo informações divulgadas pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), as vendas de imóveis caíram 13,9% no país na comparação com igual período de 2015.
Em números reais, 49.797 unidades foram vendidas nos primeiros seis meses do ano. Na somatória dos últimos doze meses, 104.158 unidades foram negociadas, volume 15% menor ao total de vendas no período anterior. Se analisar apenas os meses de junho de 2015 e 2016, houve um recuo de 10,8%.
Uma das explicações para a redução nas vendas é a instabilidade política do país, que se agravou no fim do ano passado. Isso porque, o cliente precisa sentir-se confiante para comprar um imóvel, no meio de uma crise de comando tão intensa, o comprador prefere poupar dinheiro.
No entanto, a expectativa para o segundo semestre é positiva. Apesar da confiança ainda ser pequena, ela está voltando. Por exemplo, as entregas de imóveis chegaram a 67.280 no acumulado de 2016, esse número é 3,5% superior na comparação com 2015. O número de lançamentos no primeiro semestre também cresceu, 10,4% e o crédito imobiliário também apresentou uma retomada.
Deste modo, esse é o momento correto para comprar um imóvel. Os preços ainda sentem os reflexos da crise e as condições de pagamento voltaram a melhorar. A tendência é que em pouco tempo a situação melhore ainda mais e os preços voltem a, no mínimo, acompanhar a inflação.

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliarios.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de Londrina – www.ilondrina.com presente em mais de 270 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: shutterstock.com

About Portais Imobiliarios