Confira os números do setor imobiliário brasileiro

No setor imobiliário brasileiro, 88,6% das pessoas moram em casas e 73,5% das residências são próprias. Esse foi o resultado do estudo Perfil Nacional – Comércio e Serviços Imobiliários, realizado pelo Sindicato da Habitação do Rio (Secovi-Rio) para averiguar a real condição do mercado imobiliário nacional.

O número de residências horizontais chama a atenção, pois nos últimos anos verificou-se um crescente movimento de verticalização. Atualmente, são mais de 50,8 milhões de casas contra 6,2 milhões de apartamentos, aproximadamente 10,8%. Na região sul, 87,5% são de moradias horizontais e 12,3% correspondem a apartamentos.

A respeito do padrão, quase a metade dos imóveis brasileiros possuem dois quartos. Domicílios de um quarto representam 29% do total, o equivalente a 16,7 milhões de unidades. No Paraná, por exemplo, a média de pessoas por imóvel é de 3,2. Esses dados são reflexos de um maior número de pessoas morando sozinhas e também da diminuição do número de filhos nas famílias brasileiras.

Se 73,5% dos imóveis são de propriedade do morador – seja um imóvel financiado ou quitado – 18% estão alugados. O movimento interno nas cidades, seja por trabalho ou estudo, gera força ao aluguel. Além disso, o aluguel também representa uma chance única de moradia digna para muitas famílias.

Sobre o déficit habitacional, 40,7% das famílias não possuem imóvel próprio na Região Sudeste. No Nordeste, o número chega a 30,9% e no Sul a 10,4%. Na Região Norte o déficit é de 9,9% e no Centro-Oeste 8%.

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de Imóveis em Pinhais| imoveispinhais.com, presente em mais de 260 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: Divulgação

About Portais Imobiliarios