Crédito imobiliário deve encolher em 2016

wallet-1013789_960_720A poupança é uma das principais fontes de custeio para o financiamento imobiliário no Brasil. Em 2016, essa forma de crédito deve encolher 20,6%, ou seja, R$60 bilhões a menos para a aquisição e a construção de imóveis. A projeção é da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

Entre 2014 e 2015 o crédito imobiliário com recursos da poupança diminuiu 33% (R$75,6 bilhões). Com menos dinheiro, menos imóveis são financiados. No ano passado 341,5 mil unidades foram financiadas com dinheiro da poupança, queda de 36,6% na comparação com 2014.

A crise econômica é uma das causas para a diminuição do crédito. O aumento da inflação, das taxas de juros e do desemprego diminuem o rendimento da população. Somados, esses fatores prejudicam a confiança dos agentes de crédito e desestimulam o consumidor.

Corretor de imóveis, interprete com a serenidade a notícia. O crédito está diminuindo, porém, não acabou. Ainda é possível vender muitos imóveis com recursos da poupança. No entanto, deixe o proprietário ciente das dificuldades e busque alternativas para driblar o problema. Flexibilize as formas de pagamento e ofereça descontos visando estimular o pagamento à vista. Boa sorte!

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de Imóveis em Criciúma – www.imoveiscriciuma.com presente em mais de 260 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: pixabay.com 

About Portais Imobiliarios