Caixa aumenta crédito para o financiamento de imóveis usados

 Isso porque, a Caixa Econômica Federal (CEF) aumentou o limite dos financiamentos dos usados. Depois do dia 24, os servidores públicos poderão financiar até 80% de um imóvel usado, já o restante da população poderá financiar 70% do valor total. Até então, os limites eram de 60% para os servidores públicos e 50% para os demais.

As linhas de crédito são para imóveis usados com valor de até R$750 mil nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal; e até R$650 mil nos demais estados. O prazo máximo de financiamento é 30 anos com taxa de juros entre 7,85% e 8,85% ao ano.

Lembrando que até maio de 2015, a CEF financiava 90% de um imóvel usado para os servidores públicos e 80% para os demais trabalhadores. Com o recuo do crédito, as vendas caíram mais de 20% só na cidade de São Paulo.

No entanto, o número de imóveis alugados aumentou. Na prática, o valor do aluguel é semelhante ao do financiamento, o problema está em juntar uma boa quantia para dar de entrada. Por isso, essa medida da CEF facilita o sonho da casa própria para muitas famílias.

Além disso, o aumento do crédito pode gerar um efeito cascata positivo ao setor. Com a redução do estoque de usados, a pouca oferta valorizará o mercado e novos lançamentos serão necessários, o que movimenta o setor de construção civil. 

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de Imóveis em Santa Maria – www.imoveissantamaria.com presente em mais de 260 cidades do Brasil.

 

About Portais Imobiliarios