Criminalidade afeta mercado de imóveis no Rio de Janeiro.

O Rio de Janeiro possui um mercado imobiliário muito intrigante para o corretor de imóveis. De um lado, todo o glamour dos bairros mais valorizados do país. De outro, bairros com boa infraestrutura mas com um problema de difícil solução: a proximidade de comunidades violentas, onde o Estado enfrenta dificuldades para conter o tráfico de drogas.

Nos últimos anos, com a instalação das UPP´s, muitas regiões foram pacificadas e tiveram uma grande valorização. No entanto, as áreas da Leopoldina, Penha (onde está parte do Complexo do Alemão), Centro, Zona Norte, em alguns bairros da Grande Tijuca como: Andaraí, Grajaú e a Vila Isabel, voltaram a sofrer com os tiroteios. Os compradores desapareceram e os preços despencaram. A desvalorização em 2014 chega a 30% nessas regiões.

Os proprietários imploram para os corretores conseguirem um cliente. Estatísticas do Instituto de Segurança Pública (ISP) revelam aumento de 72,7% no roubo a pedestres e de 36,5% de veículos, na Grande Tijuca, no período de agosto a outubro de 2014, em relação ao mesmo período do ano anterior.

A esperança dos moradores e dos corretores é uma promessa de pacificação nessas regiões. As UPPs afastam compradores quando são atacadas, por outro lado, quando funcionam de modo efetivo, são um chamariz para a valorização. De fato, o corretor de imóveis possui um grande desafio na hora de buscar clientes para essas localidades

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em Matinhos| imoveismatinhos.com, presente em mais de 250 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: Divulgação.

About Portais Imobiliarios