Falso corretor, o “vírus” do mercado imobiliário

Um homem foi preso no dia 1º de março, no Rio de Janeiro, depois de cometer 59 crimes relacionados ao mercado imobiliário. O criminoso atuava ilegalmente como corretor de imóveis para aplicar golpes em clientes. O falso corretor atacava principalmente turistas e foi considerado um “virus” no mercado imobiliário.

O golpe era aplicado da seguinte maneira: o golpista fazia um contrato de locação e exigia que o pagamento fosse antecipado. Como as vítimas precisavam fazer o processo à distância, depositavam parte ou o total da quantia exigida por ele e, ao chegar no Rio de Janeiro, descobriam que não havia local nenhum para hospedagem. Geralmente, as pessoas que eram enganadas procuravam por aluguel de temporada na praia de Copacabana.

A polícia encontrou 59 registros de golpes cometidos por ele, o homem responderá pelos crimes de estelionato, apropriação indébita e exercício ilegal da profissão. Infelizmente, ações desse estilo não são raros e são encontradas em todo o Brasil. Em fevereiro, outro falso corretor causou um prejuízo num total de R$100 mil em 11 moradores da cidade de Franca em São Paulo.

Em São Paulo, dois corretores foram afastados da imobiliária onde atuavam por terem assediado, durante vários dias, uma publicitária que trabalhava na mesma rua que eles. Essas e outras notícias negativas prejudicam a imagem do corretor de imóveis perante a sociedade.

Felizmente, não houve impunidade em nenhum dos casos denunciados. Contudo, o combate aos falsos corretores é algo permanente e você, corretor de imóveis profissional, tem papel decisivo nessa questão, denuncie os suspeitos no Creci mais próximo e, dependendo da gravidade do crime, procure diretamente a polícia. Todos os profissionais são responsáveis em passar uma imagem de seriedade da profissão.

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em Guaratuba| imoveisguaratuba.com, presente em mais de 260 cidades do Brasil.

About Portais Imobiliarios