Greve dos bancários atrapalha mercado imobiliário

money-931423_640A greve dos bancários já ultrapassou um mês e atrapalha diversos setores, entre eles, o de imóveis. Isso porque as concessões de financiamentos para a compra da casa própria depende do atendimento presencial na agência. Ou seja, o corretor de imóveis pode até efetuar a venda, mas o processo de aprovação do financiamento ficará parado.

Mesmo quem fechou a compra e iniciou os trâmites do financiamento antes da greve, enfrenta problemas. Com os processos paralisados, até a greve acabar alguns documentos podem perder seus “prazos de validade” e os compradores terão que atualizar tais papéis como, por exemplo, comprovantes de renda.

Outro problema está relacionado à correção monetária dos imóveis, isso pode fazer muitos compradores perderem a capacidade de adquirir o crédito pretendido. Como consequência, existe o risco do cliente desistir da negociação.

Sendo assim, fica claro que o principal problema da greve é o encolhimento momentâneo do crédito no país. O real efeito da paralisação na economia brasileira poderá ser medido no balanço de operação de crédito do Banco Central, a ser publicado no fim de outubro.

Nesse contexto, quem negocia direto com a construtora pode não ser tão prejudicado. Grande empresas, geralmente, são atendidas pelos escritórios corporativos dos bancos e o atendimento pode acontecer mesmo com a greve.

Corretor de imóveis, tenha jogo de cintura nesse momento, não se desespere. Ao fechar a negociação, tenha paciência e explique a situação para o cliente. A greve é um assunto passageiro e o cliente entenderá possíveis dificuldades. Boa sorte!

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliarios.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de Maringá – www.imaringa.com presente em mais de 270 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: pixabay.com

About Portais Imobiliarios