Itens básicos para um corretor de sucesso

Esse artigo busca evidenciar as características essenciais para um corretor de imóveis ser um profissional de sucesso. Não se trata apenas de vender mais, mas sim de ter uma relação douradora com os chefes, colegas de trabalho e clientes. Afinal, saber trabalhar com pessoas é um dos legados dessa profissão. A seguir, os itens básicos para ser um vencedor no mercado imobiliário.

Caráter: agir eticamente, sempre respeitando o próximo e com transparência. Essa é a conduta obrigatória para um corretor de imóveis. É o item mais importante da lista, por isso aparece em primeiro. Um profissional sem caráter possui atitudes duvidosas, como: abordar clientes nos arredores do plantão, atrapalhar o atendimento dos colegas e não cumprir o que promete, entre outras.

Disciplina: sem ela, ninguém chega a lugar algum. Seja pontual; organize-se, utilize agenda, programe as atividades da semana; termine tudo o que começar. Destaque também para a disciplina emocional, item importante nos momentos de dificuldade. Pense antes de agir, mantenha o controle da situação.

Marketing pessoal: você não precisa demonstrar algo que não é para passar uma imagem respeitosa e benéfica para a carreira. O marketing pessoal deve ser relacionado com uma postura profissional. Se o momento é de brincadeira, então brinque sadiamente; se é de seriedade, seja sério. Ter o ‘feeling’ para sentir a postura apropriada para cada situação é um diferencial importante e pode definir uma negociação. Sempre se pergunte: qual a imagem que estou passando? As roupas, maquiagens e acessórios também são questões a serem refletidas.

Plano: para ser disciplinado, focado, o profissional deve estabelecer um plano para a sua carreira e vida. Por exemplo, em cinco anos eu quero comprar um carro zero, ir para a Europa e economizar tanto. Para isso, eu terei que vender, nesse período, um número x de imóveis. Sendo assim, terei de trabalhar de tal forma. Com metas claras, a motivação é maior e o corretor tende a ter mais sucesso.

Humildade: uma pessoa humilde entende que, se as coisas não estiverem indo bem, é hora de mudar o método de trabalho. Esse profissional tem a capacidade de reconhecer seus erros, enquanto um arrogante encontra explicações colocando a culpa em terceiros. Um bom corretor não se julga melhor do que os outros, mas sabe do seu valor. Pede ajuda quando precisa e também sempre está disposto a ajudar.

William Cruz – Colunista do  PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em Belo Horizonte| imoveisbelohorizontemg.com, presente em mais de 250 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: free digitaphotos.

About Portais Imobiliarios