Números e estatísticas do aluguel no Brasil

O Brasil abriga mais de 55 milhões de domicílios. Destes, aproximadamente 18% são alugados. Curiosamente, a maior parte dessas negociações acontecem nas regiões metropolitanas das grandes capitais. Outro dado chama a atenção, 25% das moradias alugadas nesses locais consomem mais de 30% do orçamento dos inquilinos. Os dados são do IBGE, coletados em 2013.

A Região Metropolitana (RM) de Fortaleza é a capital do aluguel no Brasil, proporcionalmente é o local onde mais pessoas utilizam essa opção de moradia. Do total de 1,1 milhão de domicílios, 23% são alugados. A RM de São Paulo aparece logo em seguida, 21,1% dos 6,7 milhões de imóveis disponíveis para moradia entram nessa categoria.

Nas regiões metropolitanas de: Salvador, Recife, Curitiba, Belém, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, a quantidade de imóveis locados segue a média nacional, variação entre 17% e 19%. Já na RM de Porto Alegre, dos 1,4 milhões de imóveis, apenas 12,5% estão alugados.

O número de imóveis alugados em si pode ser encarado de diversas maneiras. O problema está no quanto o aluguel está pesando no orçamento dessas famílias. Recomenda-se que os gastos com moradia, seja por meio de financiamento ou de aluguel, não ultrapasse 30% da renda total.

No entanto, essa regra não foi respeitada em 25% das famílias. O número pula para 50% se for analisar apenas as famílias com renda per capita de inferior a meio salário mínimo. De acordo com o estudo do IBGE, essa situação demonstra uma vulnerabilidade social, já que “os gastos com moradia estão comprimindo a renda disponível para satisfazer outras necessidades da unidade domiciliar, especialmente no caso de famílias de baixa renda”.

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de Imóveis em Pinhais| imoveispontagrossa.com, presente em mais de 260 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: Free Digital Photos

About Portais Imobiliarios