O que um corretor precisa saber sobre os consórcios imobiliários

Realmente, comprar um imóvel não é uma tarefa tão simples. A quantia de dinheiro envolvida não é pequena e, em alguns casos, a melhor saída são os consórcios imobiliários. Basicamente, trata-se de uma reunião de pessoas com um objetivo em comum. No consórcio imobiliário, diferente de outras modalidades de consórcio, não existe dinheiro cedido por banco.

Entre janeiro e agosto de 2013, 690 mil consórcios de imóveis foram realizados no Brasil. Entre as principais vantagens estão: não necessita de um valor de entrada e não possui taxa de juros. O valor pago à administradora é irrisório perto do valor total dos juros cobrados em um financiamento.

Mesmo assim, é necessário ter cautela antes de firmar um consórcio imobiliário. O comprador deve verificar no site do Banco Central se a administradora tem permissão para oferecer o serviço. Além disso, é importante que o cliente verifique o contrato de adesão. É fundamental estar previsto detalhes relacionados a inadimplência de alguns dos participantes.

Geralmente, o tempo total do pagamento é de 200 meses, com parcelas mensais entre R$200 a R$3 mil, dependendo do valor do bem. O imóvel só é entregue para uma pessoa por vez, por meio de sorteios que ocorrerem num espaço de tempo combinando anteriormente.

O consórcio é vantagem para determinado padrão de cliente, se a pessoa tem pressa de se mudar, melhor esquecer essa modalidade. A necessidade não pode ser urgente e a pessoa precisa ter renda para pagar prestações por um longo tempo. Também é útil para quem tem problema para economizar dinheiro.

Se possível, é indicado ao corretor de imóveis ter algum tipo de parceria com uma boa administradora de consórcios. Sendo assim, sempre que detectar um cliente com o perfil adequado, pode sugerir essa modalidade, não perdendo a negociação.

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em Matinhos | imóveisMatinhos.com, presente em mais de 250 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: free digital photos.

About Portais Imobiliarios