Porque esse é o momento exato para investir no mercado imobiliário

blond man with a clockO setor de imóveis, assim como qualquer outro setor, vive de altos e baixos. A dúvida dos investidores refere-se ao momento da mudança. Quando um mercado em alta irá despencar, ou quando um mercado em crise voltará a subir? Quem prevê isso com exatidão maximiza lucros ou minimiza prejuízos.

Em outras palavras, o setor de imóveis é dividido em dois ciclos: o de retração e o de expansão. Entenda, como exemplo, o caso do candidato a presidente dos Estados Unidos, o polêmico Donald Trump. Em 2006, Trump investiu US$ 3 bilhões em créditos para o setor. Sua projeção aumentaria os investimentos em até US$ 100 bilhões nos dez anos seguintes.

No entanto, o candidato sabia dos riscos, porém, não levou a sério as teorias sobre uma possível “bolha”. Trump cometeu o erro de investir em um mercado já no limite do ciclo de expansão. Em um ano e meio sua empresa estava fora do mercado sem ter ao menos chegado perto das metas planejadas. A crise explodiu e o mercado imobiliário nos Estados Unidos desmoronou.

Atualmente no Brasil acontece o cenário inverso, sabe-se que o país vive uma crise e que deve se recuperar, porém, a dúvida é quando? Economistas afirmam que a economia deve ganhar força em 2017, outros afirmam que será em 2018. Quem investir hoje ganhará muito dinheiro se o mercado imobiliário voltar a crescer no curto prazo, porém, com o risco da retomada demorar um pouco além do esperado.

Sendo assim, o Brasil estaria no fim de um ciclo de retração? Tudo indica que sim. O fim de um ciclo de retração é o melhor momento para acreditar no setor. Você compra imóveis por um preço mais em conta e depois revende por uma quantia maior – durante o ciclo de expansão. Por fim, vale ressaltar que todo investimento, seja ele grande ou pequeno, tem um grau de risco, por outro lado, vale o ditado: “quem não arrisca, não petisca”. Boa sorte!

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliarios.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de Contenda – www.imoveiscontenda.com presente em mais de 270 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: shutterstock.com

About Portais Imobiliarios