Reflexões de 2013 sobre a “Bolha Imobiliária” no Brasil

Entra um novo ano e o velho questionamento sobre o mercado imobiliário ainda assusta os que dali, retiram o seu sustento. A “bolha imobiliária” ainda é um fantasma que faz as pernas estremecerem mas, poucos brasileiros realmente acreditam. Esse ceticismo levou os Estados Unidos ao colapso em 2008. Será que o Brasil segue o mesmo caminho? A seguir algumas opiniões destacadas no ano de 2013.

De acordo com Robert Shiller, prêmio Nobel de Economia em 2013, “o crédito imobiliário brasileiro se desenvolveu, o que é bom, porém, ele pode estar envolvido numa bolha”. Lembrando que Shiller também profetizou a bolha nos Estados Unidos.

Já o economista e professor da Fundação Getúlio Vargas, Sammy Dana, não acredita, mas também não menospreza o assunto. “O sistema financeiro brasileiro é criterioso, mas o tema precisa de uma reflexão constante”.

O ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, cita os efeitos de uma bolha na economia e descarta essa possibilidade no Brasil. “Quando uma bolha de crédito estoura, ela pode contaminar a economia como um tudo. O crédito imobiliário por aqui não tem nem perto esse tipo de presença”.

O presidente do Creci-RJ, Manoel da Silveira Maia, compara o sistema de crédito brasileiro com o americano como justificativa para afastar o risco da bolha. “O americano fazia várias hipotecas e pagava as parcelas do cartão de crédito. No Brasil, não há transação de papel, há transação de dinheiro”, explica.

Há também um grupo de especialistas que acreditam que a bolha já estourou no Brasil, mais especificamente em Brasília, local onde houve um recuo dos preços. “Onde teve bolha mais forte, e ela chegou a estourar, foi o caso de Brasília”, afirma Ana Maria Castelo, professora da Fundação Getúlio Vargas.

Já o presidente do Secovi-DF, Carlos Hiram Bentes, minimizou o problema. “Realmente, tivemos 11 meses com queda nos preços, mas nos últimos três meses o mercado se estabilizou”, afirmou em declaração no mês de setembro.

Tudo especulação? É a interpretação que fica após a declaração do economista e coordenador do índice Fipe Zap, Eduardo Zylberstajn. “O discurso de que há uma bolha é irresponsável, assim como a afirmação do contrário. Não há dados no país que confirmem uma coisa ou outra”.

William Cruz – Colunista do portaisimobiliarios.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em Ponta Grossa | imoveispontagrossa.com, presente em mais de 250 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: free digital photos.

About Portais Imobiliarios