Corretores de imóveis e os dilemas éticos

Em geral, os dilemas éticos envolvem conflitos de interesse entre os corretores de imóveis, as empresas e os clientes. Uma vez que o mercado imobiliário baseia-se em interações e relações entre pessoas, não é de admirar que o setor suscite questões polêmicas de ética e legalidade.Os corretores buscam vendas imediatas, não se preocupando com a formação de um relacionamento positivo e dourado com os colegas de trabalho, com a empresa e com o cliente. São ações aéticas:

Manipular clientes: muitas pessoas possuem uma visão negativa dos corretores porque alguns profissionais adotam táticas manipuladoras. Essa estratégia perigosa envolve a omissão e a supervalorização de algumas informações fundamentais para o fechamento do negócio. Se o comprador sentir-se lesado e provar a falha no atendimento, o corretor de imóveis responderá judicialmente pelo prejuízo causado.

Suborno: receber ou dar qualquer tipo de presente para o comprador. Trata-se de um ato duvidoso, que coloca em xeque a honestidade dos envolvidos. Por exemplo, o corretor consegue um desconto de 30% do valor total do imóvel e em troca recebe um “presente” por tal serviço. A lógica insinua que o desconto foi dividido entre o cliente e o corretor, situação inaceitável, uma vez que o profissional recebe comissão pelo serviço.

Posse indevida de clientes: o corretor prospecta o cliente e um segundo corretor captura as informações e toma a frente da negociação. Essa prática acontece com maior frequência em feirões e até mesmo dentro do escritório. O clima na imobiliária fica pesado, o gerente precisa punir essas ações com rigor. Além disso, a briga pode espantar o comprador, que buscará um concorrente.

Sendo assim, essas questões polêmicas de ética e legalidade precisam ser combatidas pois, a imagem da profissão está em jogo. Se você, corretor de imóveis, presenciar alguma ação semelhante, não tente dar o troco na mesma moeda. Procure o seu gerente, o dono da imobiliário e, se for o caso, consulte o Creci da sua região.

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em São José dos Pinhais| imoveissaojose.com, presente em mais de 260 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: free digitaphotos

About Portais Imobiliarios