Investidores estão de olho no mercado imobiliário brasileiro

 As dificuldades enfrentadas pela economia brasileira, com reflexos no setor imobiliário, está atraindo investidores. Trata-se de investir no mercado de imóveis num período de baixa para, posteriormente, negociar os ativos por um preço muito mais alto em um momento melhor.

Estoques altos, dificuldades em fechar negócios tanto no segmento residencial quanto no comercial fazem os investidores, sendo a maioria estrangeiros, comprarem participações em empresas do setor com descontos na ordem de 30%. Muitas empresas estão com necessidade urgente de caixa para honrar seus compromissos e acabam barateando seus ativos.

O investidor americano, Sam Zell, é especialista em fazer dinheiro com esse método. Leia a história de Zell clicando aqui.  Os investidores também buscam empresas em busca de capital de giro para novos projetos, os financiamentos bancários estão mais caros e restritos.

Um exemplo disso é a empresa sediada em São Paulo, VBI Real State. A organização capitou em 2014, US$150 milhões com fundos colocados à disposição nos Estados Unidos.  Em 2015, o objetivo é coletar US$ 300 milhões com os investidores. A VBI já comprou participação em 26 empreendimentos residenciais espalhados pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e pelo Nordeste.

Todo esse montante continuará sendo investido em oportunidades com preços baixos, na expectativa de um retorno atrativo. Em média, o valor da operação é entre 20% e 30% menor do que o preço de venda anunciado no estandes. Quando a necessidade de caixa é alta, a diferença do valor da operação e o preço de venda é ainda maior.

Esses investimentos são positivos, pois significa que quem investe acredita na economia do Brasil. Isso é um bom sinal, o otimismo do capital estrangeiro pode, de fato, ser um marco para a retomada do mercado imobiliário brasileiro.

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em Ponta Grossa| imoveispontagrossa.com, presente em mais de 260 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: free digitaphotos

About Portais Imobiliarios