Governo ajusta regras do “Minha Casa, Minha Vida” e fortalece pequenos construtores

shutterstock_9729460O Governo Federal ajustou algumas regras referentes ao Programa “Minha Casa, Minha Vida” para pequenos construtores. A decisão partiu do Ministério das Cidades que, no mês de maio, havia estabelecido novas regras para o setor. No entanto, as mudanças foram consideradas negativas pelos construtores e por isso, os ajustes aconteceram.

De acordo com as regras criadas em maio, todo empreendimento financiado pelo programa deveria ser construído em uma área com a seguinte infraestrutura: pavimentação, energia elétrica, esgoto e abastecimento de água. A polêmica nessa questão está no asfalto, muitos imóveis construídos antes da nova regra não poderiam ser comercializados pois encontram-se em regiões sem pavimentação.

Esse fato traria grandes prejuízos para os empresários. Por exemplo, de acordo com o presidente da Associação dos Construtores do Estado de Goiás, Delermon Dias Marques, em entrevista para a Agência Brasil, mais de 20 mil casas construídas antes das mudanças não poderiam ser financiadas com recursos do “Minha Casa, Minha Vida” no estado. Agora, com os ajustes, a exigência da pavimentação foi retirada.

Outra polêmica estava no prazo de inscrição das empresas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. De acordo com os pequenos construtores, o prazo para efetuar o cadastramento não era suficiente. Agora, o prazo foi estendido para o final de 2018. Além de evitar possíveis prejuízos para os empresários, o setor alega que os ajustes evitam a perda de empregos.

Com os ajustes, muitos projetos devem ser colocados em prática, gerando oportunidades de trabalho para o todo o setor. De acordo com o Ministro das Cidades, Bruno Araújo, “os pequenos construtores representam, aproximadamente, 30% do programa. Nesse momento, o Brasil precisa de muita atenção para enfrentar a recessão e o desemprego, nesse contexto os pequenos construtores são fundamentais”.

Corretor de imóveis, essa notícia demonstra a flexibilidade do governo no intuito de movimentar o mercado imobiliário. As notícias positivas criam um efeito dominó no setor. Quanto maior a força dos pequenos construtores, mais opções você terá na sua carteira de imóveis e assim, maior será a chance de fechar uma venda.

Final do texto:
William Cruz – Colunista do PortaisImobiliarios.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de Criciúma – www.imoveiscriciuma.com presente em mais de 270 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: shutterstock.com

About Portais Imobiliarios